03/03/2018

Entrada de animais de estimação nos restaurantes

A partir de Maio os animais de companhia vão poder entrar em restaurantes. Então segundo a lei, os donos dos estabelecimentos poderão reservar uma área para os clientes com animais ou permitir a  sua presença em todo o espaço, exceptuado as zonas de serviço  do estabelecimento, e poderá também ser fixada uma lotação máxima. Também só poderão entrar nos restaurantes que tenham dístico à entrada. Os animais terão de estar presos com trela curta e não poderão circular livremente. E atenção, poderá ser recusada  a entrada a animais que pelas suas características, comportamento, eventual doença ou falta de higiene perturbem o normal funcionamento do estabelecimento.

Já acompanhei calorosos debates sobre este assunto nas redes sociais. Curioso é que com frequência  esses debates descem a um nível muito baixo, com ofensas verbais extremas. Por exemplo uma senhora  respondia com ofensas mesmo às pessoas que colocavam duvidas.

E o que é que eu acho sobre este assunto? não sou contra a lei. Felizmente dá-se aos donos dos estabelecimentos alguma liberdade de escolha. Mas.... e  pode-se perguntar aos animais se eles querem ir ao restaurante? e conhecendo a falta de civismo de grande parte dos donos, e vamos falar dos donos dos cães porque quer queiramos quer não, esta lei foi pensada principalmente para os canideos, acredito que muita gente vai criar problemas, fazendo uma interpretação da lei muito à sua maneira.
Os cães cá de casa e a minha gata estão habituados a correr e a saltar e a fazer diabruras no quintal certamente não se sentiriam bem dentro de um restaurante, além disso que razão teria eu para os levar comigo? mas reconheço que muitos donos não pensam como eu e há que respeitar isso. Não sei se vou ter pachorra para almoçar com os cães dos outros à minha volta, mas será escolha minha. Por outro lado também vos digo que por exemplo, quando tomo o pequeno almoço nas esplanadas da Ericeira são imensos os donos que levam os cães e nunca vi nenhum problema, há condições  óptimas para eles lá estarem e eu também estou lá porque quero.
A ver vamos como será a partir de Maio.


10 comentários:

  1. Cheira-me que vai haver problemas, Tal como dizes, vão existir pessoas a interpretar a lei à sua maneira. Se concordo com a lei? Penso que é preciso ter muito em atenção as questões de higiene e comportamento de um cão. Quem diz que ele quer estar lá no restaurante quieto, sem fazer mais nada? Não criará problemas, estando lá contrariado? Acho que este lei pode ser "muito bonita" mas vai trazer panos para mangas e vai criar alguma confusão. Pelo menos é a minha opinião. E eu tenho um cão.

    Abraço
    Ricardo
    www.opinguimsemasas.pt

    ResponderEliminar
  2. Há cães muito bem comportados, que gostam de acompanhar os donos para todo o lado. Penso que é uma boa lei, se for aplicada da melhor forma.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas a minha preocupação é principalmente em relação aos donos, por exemplo eu tenho a perfeita noção de que se eu levasse os meus a coisa não ia correr bem.

      Eliminar
  3. Já estou a ver o meu vizinho com o seu Dragão de Komodo, a entrar nestes espaços, eh eh eh.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Visitando, lendo, gostando do espaço que considero muito bonito e acolhedor, prometendo voltar.
    .
    * Chuva que acalma CORAÇÕES … secos pela desventura *
    .
    Cumprimentos poéticos
    Votos de um dia feliz

    ResponderEliminar
  5. Não sou contra esta medida, mas penso que o governo devia priorizar a lei de criminalização dos maus tratos a animais já existente, visto que as pessoas continuam a cometer as piores crueldades com os animais e não lhes acontece nada. A meu ver isso é muito mais importante do que permitir ou não a entrada de animais em restaurantes.

    ResponderEliminar
  6. É triste a crueldade que continua a existir, e o que me choca é constatar que a mentalidade das gerações mais novas não evoluiu muito em relação a esse assunto. Na minha opinião as penas deviam ser bem pesadas, mas há quem faça queixa e ainda é gozado.

    ResponderEliminar