27/02/2018

Objectivas vintage

Imaginem que acabam de adquirir uma máquina fotográfica novinha em folha,  e por acaso até têm lá por casa uma máquina de rolo bem antiga. E se  houvesse a possibilidade de colocar a objectiva dessa máquina antiga na máquina nova? E as fotos sairiam alguma coisa de jeito?
A resposta é sim. O curioso é que com objectivas fabricadas há dezenas de anos se conseguem óptimas fotos. Aqui mostro-vos um exemplo, uma Helios (com cerca de trinta anos) de fabrico russo que adquiri no Ebay e que com o respectivo adaptador a tenho acoplada à Fuji X-T10. Atenção que estas lentes são de foco manual, eu sei que hoje em dia a maior parte das pessoas preferem apontar e clicar e nem ligam à qualidade das fotos e se ligam vai de lhe aplicar um filtro para embelezar a coisa. Mas acreditem dá gozo fotografar com esta objectivas e o resultado está à vista. Se tiverem curiosidade existem vários grupos no Facebook onde este assunto é debatido.


A lente



O adaptador



A foto

4 comentários:

  1. quer muito comprar a objetiva de 50mm para a minha canon!
    beijinhos
    |último post|
    https://eyeelement.blogspot.pt/2018/02/zaful-spring-wishlist.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A 50mm é uma objectiva essencial para que goste de fotografia. Pena que quando compramos uma camera nova vem com ela uma lente de 50, mas geralmente são fracas. Escolhe bem :)

      Eliminar
  2. Boa tarde. Visitando, lendo e elogiando o seu bonito blogue.
    Imagens fantásticas,
    .
    Meu blogue: http://brincandocomaspalavrass.blogspot.pt/
    .
    Deixando cumprimentos poéticos
    Votos de um feliz fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  3. Ainda na semana passada comprei um adaptador para conseguir usar lentes FD da minha canon A-1 numa camara nova, sem espelho. Nao tem nada a ver, e' outro gozo :D

    Nini
    Seriously Kidding

    ResponderEliminar