02/02/2017

Porque as aves marinhas são atraídas pelo plástico?

Este é um assunto bastante preocupante. Cerca de oito milhões de toneladas de plástico são atiradas todos os anos ao mar. São frequentes os relatos de animais mortos por ingerirem bocados de plástico. Lembro-me de há uns meses atrás ver uma foto de uma gaivota morta, já quase em esqueleto e aparentava estar cheia de plásticos no estômago. Até agora aceitava-se a teoria de que os animais confundem visualmente o plástico com comida, mas não sejamos tão ingénuos, os animais não se enganam assim tão facilmente.  Um estudo publicado  na Science Advances dá-nos uma resposta bem diferente. Simplificando e sem estar a entrar em termos muito técnicos, o que provavelmente acontece é que o odor dos plásticos que invadem os oceanos, é idêntico ao do alimento das aves e porquê?  a equipa de investigadores chegou à conclusão de que  os plásticos  que flutuam no mar emitem dimetil sulfeto um composto também segregado pelo fitoplâncton em decomposição e que é um dos responsáveis pelo cheiro do mar, As algas também libertam dimetil sulfeto. Ora o que provavelmente acontece é que as aves são vitimas de uma espécie de armadilha olfactiva. Não se esqueçam o plástico não é biodegradável. No meu emprego junto às máquinas de café são disponibilizados copos de plástico. Bebe-se um café, um copo de plástico é usado e  vai para o lixo. E porque não levar de casa uma chávena que é reutilizável? é o que eu faço. Isto é apenas um pequeno exemplo do que podemos fazer. Será que custa muito ajudar a proteger o planeta e alterar alguns dos nossos (maus) hábitos?




8 comentários:

  1. é um enorme flagelo e não sei onde isto irá parar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vai ser fácil, estou pessimista quanto a este problema :(

      Eliminar
  2. Somos uma cambada de porcos e só prejudicamos os animais indefesos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar das campanhas, continua a falta de sensibilidade :(

      Eliminar
  3. Pois, não fazemos mais nada senão infestar o planeta com o nosso lixo. Não conhecia a explicação científica do porquê das aves comerem o plástico. É bastante assustador.
    Esse gesto de substituir copo de plástico por uma chávena pode parecer pequeno, mas não é. É um óptimo exemplo do que se pode fazer no dia a dia e que ajuda a reduzir o nosso impacto no mundo.
    É assim, passo a passo. Mas a tomar alguma atitude de mudança.
    Bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente já se começou a combater este problema, mas não é o suficiente.

      Eliminar
  4. Que toda a gente pensasse assim como tu!
    O ano passado estive na Tailândia, e em certas zonas que podíamos dizer paradisíacas havia tanto lixo no mar (e não só)... Era de dar dó... Como é possível, perguntava-me constantemente! Dei por mim muitas vezes a apanhar o lixo na praia e no mar... É tão triste ver o que estamos a fazer ao nosso planeta. :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vi fotos de praias onde mal se vê a areia, pois os plásticos cobrem quase por totalidade os areais, lamentável mesmo :(

      Eliminar