23/10/2016

Já fui marinheiro

Ainda sou do tempo do serviço militar obrigatório. O navio que vêm na foto foi a minha casa durante um ano meio. Conheci outros mares e gentes de outras terras. Felizmente não conheci a guerra, mas bastou-me ouvir o disparar das peças de artilharia durante os exercícios  para perceber o quanto horrível será. Passei por  tempestades que até então só tinha visto nos filmes, mas também  conheci o mar adormecido em noites estreladas. «Esta vida de marinheiro está a dar cabo de mim» cantavam os Sitiados... no meu caso não foi assim. Foi ali naquele navio que bebi o meu primeiro gin tónico, ainda me lembro bem... foi à sucapa, pois só os oficiais tinham direito a certas benesses, mal sabiam eles as partidas que nós lhes pregávamos.  foi de facto uma experiência única aquela vida de marinheiro.



Sem comentários:

Enviar um comentário